quinta-feira, 18 de junho de 2009

Põe soja em sua vida!


Vários estudos demonstraram que as mulheres asiáticas (com uma dieta rica em soja) apresentam menor frequência e intensidade de afrontamentos, incidência de osteoporose e doenças cardiovasculares na menopausa.
Além disso, a proteína de soja é a única proteína vegetal considerada pela Organização Mundial de Saúde como de alto valor biológico, ou seja, idêntica à dos ovos, leite ou carne.
Resumindo, incluir duas a três doses de alimentos à base de soja na alimentação, em substituição das proteínas animais pode ser benéfico particularmente para os adultos.

Leite de soja.

Uma receitinha básica para você.

500 grs de soja em grãos.
4 litros de água.
1 colher rasa de sobremesa de sal (melhora muito o sabor)

Modo de preparar.

Coloque uma panela com água no fogo. Quando estiver fervendo jogue os grãos de soja sem lavar. Espere ferver novamente e marque 3 minutos. Jogue em um escorredor e imediatamente passe debaixo da torneira de água fria até perder todo o calor. (esses choques térmicos servem para diminuir o gosto forte da soja) agora lave muito bem esfregando com as mão e tire o máximo da casca que puder. Deixe de molho por 6 horas ou mais, usando a água recomendada 4 litros.
Bata no liquidificador e coe em pano. (fiz uma sacola de tecido de puro algodão. Coa rápido)
Coloque o sal e volte ao fogo, quando ferver marque 7 minutos mais ou menos e está pronto.
O resultado será aproximadamente 4 litros de leite.

Bem, o leite pode ser tomado puro, gelado ou quente, com chocolate, em vitaminas de frutas, pode enriquecer sucos de frutas. Serve para por em massas de pão, bolo, enfim para substituir o leite de vaca.
Essa receita eu não deixo de fazer. No início parecia um pouco estranho o sabor, hoje não troco nenhum leite pelo de soja. Tudo é questão de habito.
Faça e comente ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário